


Detalhes da Notícia
Modelo abriu caminho para a marca francesa no pasO lanamento do C3 Picasso marca o lanamento do quarto modelo da Citron fabricado no Brasil. H dez anos produzindo automveis no pas, a montadora francesa ocupa o stimo lugar no ranking de participao de mercado, com 2,81% do segmento de automveis de passeio, segundo o ltimo relatrio divulgado pela Fenabrave (Federao Nacional da Distribuio de Veculos Automotores).Mas muito antes de sequer pensar em fabricar carros por aqui, a Citron j seduzia os brasileiros. Em 1991, a marca voltou a comercializar seus veculos aps trs dcadas afastada do pas. O modelo que marcou o retorno da Citron foi o XM, que foi testado por QUATRO RODAS na edio de maio daquele ano.Em sua matria, Luiz Bartolomais Junior elogiou bastante o carro. Definido como avanado por fora e prtico por dentro, o XM impressionava pelo desenho futurista, assinado pelo designer Nucio Bertone. A boa aerodinmica compensava a m relao peso-potncia (os 170 cv precisavam movimentar 1.400 quilos), fazendo o XM chegar aos 192 km/h.A parafernlia tecnolgica tambm mereceu destaque. O volante de raio nico, por exemplo, corrigia a posio das rodas se elas ficassem viradas aps a manobra de estacionamento. O computador de bordo podia exibir alertas em cinco idiomas diferentes. Mas nenhum destes equipamentos chamou tanta ateno quanto a suspenso hidroativa. O engenhoso sistema permitia levantar o carro at sua altura mxima, facilitando a transposio de obstculos, buracos e at trechos alagados. Esta era s uma das qualidades da novidade, que enchia os olhos de quem conhecia o XM mais a fundo.O XM seria fabricado na Europa at 2000, quando foi substitudo pelo C6. No Brasil, o carro teve vida curta, mas teve um papel de importncia por aqui, abrindo caminho para a chegada de outros modelos da Citron ao pas.