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Londres, Lima, So Francisco e Mxico contam suas experincias com programas de frota ecolgica durante evento em SP Txis desempenham um papel fundamental no transporte pblico das cidades. Mas como qualquer veculo comum, movido a combustvel fssil, contribui para a poluio do ar e para emisso de gases efeito estufa. Cientes deste efeito negativo, um nmero cada vez maior de cidades tm includo as frotas de txis em seus programas de combate ao aquecimento global.Durante encontro do C40, que se encerra hoje, representantes de Londres, Lima, So Francisco e Mxico contaram um pouco de suas experincias com txis verdes. Alm de falar sobre regulamentos e incentivos, eles apontaram os benefcios e obstculos dessa iniciativa. Londres, sede dos Jogos Olmpicos de 2012, pretende substituir os icnicos Black cabs por modelos similares por fora, mas muito mais ecolgicos sob o cap. Enquanto os atuais so movidos a diesel, fonte significativa de poluio, os novos tm emisso zero de gases nocivos atmosfera, liberando apenas gua pelo escapamento. So Francisco, na Califrnia, lanou em 2007 um programa de incentivo para que as companhias de txis adquirissem carros menos poluentes ou com tecnologia limpa. Na poca, eram disponibilizados at dois mil dlares por proprietrio de txi. Entre outras medidas que ajudaram na renovao da frota, a principal foi adotada pelo Aeroporto Internacional da cidade que dava privilgios aos txis verdes de passaram na frente da fila de carros para pegar passageiro. Ento quem no tinha veculo limpo era obrigado a enfrentar fila.Atualmente, 78% da frota de So Francisco (de 1,5 mil carros) composta por txis hbridos ou movidos a clulas combustveis a gs natural comprimido (GNC). E no s o meio ambiente que se deu bem a. Com carros verdes, os taxistas reduziram em 50% os gastos com combustvel diariamente, conta Johanna Partin, diretora do Programa de Iniciativas pelo Clima de So Francisco. A cidade tambm pretende lanar at o ano que vem um sistema inovador de txis eltricos com estaes de troca de baterias. Sero 61 txis e 4 estaes para troca das baterias.No Peru, a frota da capital Lima, de 200 mil carros, quase toda movida a gs natural. A converso do motor a gasolina para o novo sistema conta com o financiamento da prefeitura. Os benefcios so logo sentidos no bolso, j que o preo do litro do gs quase um tero do valor da gasolina. Houve uma melhora significativa na qualidade de vida dos taxistas, diz Tania Zamora, engenheira da prefeitura, que coordena o projeto. Antes, eles tinham que trabalhar mais para compensar os gastos com gasolina, explica. Ciente de que o gs natural tambm emite GEE por sua natureza fssil, Tania afirmou que o atual programa de frota ecolgica passageiro e que novas tecnologias mais limpas podem ser adotadas no futuro em Lima.Os pontos negativos relacionados expanso das frotas verdes foram apresentados pelo conselheiro da Secretaria de Meio Ambiente do Mxico, Fernando Menendez-Garza. Segundo ele, o custo de aquisio de carros com tecnologias limpas (quase o dobro de um comum), alm de um volume limitado de modelos disponveis no mercado so fatores restritivos expanso desta iniciativa. No Mxico, o governo federal no oferece nenhum tipo de incentivo.Para ilustrar as dificuldades, Fernando citou o acordo que a cidade fechou com a fabricante Nissan, em 2010, para aquisio de 500 modelos do eltrico Leaf e para a instalao das estaes de recarga. Os primeiros 50 carros chegam em dezembro deste ano, e mais 50 s chegam a partir de 2012, disse. No d pra esperar que apenas 100 carros faam diferena em uma frota com mais um milho de txis, ponderou. De fato, os obstculos para avanar na questo ambiental so muitos, concordou o diretor de Meio Ambiente londrino Kulveer Ranger. Mas preciso comear de algum lugar, concluiu.